Mestrado em Saúde Coletiva

Objetivos do curso

O curso de Mestrado em Saúde Coletiva da UFRJ destina-se à capacitação para a docência em Saúde Coletiva e à formação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nesse campo.

Descrição

O Curso está programado para ser concluído em dois anos, sendo o primeiro basicamente destinado ao cumprimento de disciplinas e ao planejamento do projeto de dissertação. O segundo ano é basicamente destinado à confecção da dissertação, podendo o aluno cursar disciplinas eletivas que se relacionem ao seu projeto. No início do segundo ano, o aluno realiza obrigatoriamente o exame de qualificação de seu projeto, apresentando-o a uma banca de três avaliadores com pelo menos um docente doutor externo ao Programa. A dissertação deve ser apresentada no final do segundo ano a uma banca de três avaliadores com pelo menos um docente doutor externo ao Programa. O programa tem estimulado fortemente que a dissertação já seja no formato de artigos científicos. 

A estrutura curricular do curso é constituída por três disciplinas obrigatórias (Análise do Objeto de Pesquisa, Seminários de Investigação e Saúde Coletiva) e por disciplinas optativas, que são coerentes com as linhas de pesquisa, dando sustentação às mesmas. A disciplina “Análise do Objeto de Pesquisa” contribuiu para que os alunos terminem o primeiro semestre já com seu objeto definido (para aprovação é exigida uma introdução ao tema com revisão bibliográfica). A disciplina “Saúde Coletiva” fornece subsídios para que os alunos compreendam os aspectos conceituais e metodológicos da área. Já a disciplina obrigatória “Seminários de Investigação” tem por objetivo discutir aspectos teórico-conceituais e metodológicos relevantes para as linhas de pesquisa e fornecer subsídios para o planejamento, desenvolvimento e redação da dissertação. 

Titulação e situação do curso 

O Curso de Mestrado em Saúde Coletiva outorga os títulos de Mestre em Saúde Coletiva, recomendado pela Capes com nota Quatro (Triênio 2004-2006). Há disponibilidade de bolsas de mestrado, embora não possamos garantir que todos os elegíveis serão contemplados. A Carga Horária do Curso é de 360 horas. 

Seleção 

O processo de seleção para o mestrado acontece anualmente no último trimestre. São aceitas inscrições de profissionais da área da Saúde e afins. A seleção do mestrado é composta por: 

  • Prova discursiva de conhecimentos básicos de Língua Estrangeira Inglês - eliminatória. 
  • Prova discursiva de conhecimentos sobre a bibliografia da linha de pesquisa/tema escolhida no ato da inscrição - eliminatória e classificatória. 
  • Avaliação de Curriculum Vitae, obrigatoriamente depositado na plataforma Lattes e entrevista com os alunos aprovados com média superior a sete nas provas discursiva - classificatória.