Instruções Normativas nº 3 /2010 - Normas para Defesa de Teses e Dissertações; Normas para alunos bolsistas; Revisão das normas para concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Instrução Normativa nº 3 / 2010

- Normas para Defesa de Teses e Dissertações

APROVAÇÃO condicionada ao cumprimento das alterações solicitadas pela banca examinadora.

- O aluno deve entregar a versão da tese/dissertação com as alterações solicitadas pela banca examinadora, ao presidente da banca e a secretaria do Programa, em até 90 dias.

- Prazo para parecer final da banca é de até 30 dias.

- O parecer final da banca deve ter a assinatura de todos os professores membros da banca.

- A aprovação ou reprovação do aluno deve ser por maioria dos professores membros da banca.

- O professor orientador é responsável pelo acompanhamento do processo de revisão da tese/dissertação feita pelo aluno, dentro do prazo estipulado de 90 dias.

Uma cópia da versão final da tese / dissertação em capa dura deve estar assinada pelo orientador.

- Normas para ALUNOS BOLSISTAS

Critérios para qualificação e defesa:

- O aluno do curso de Doutorado deve entregar uma cópia do projeto à secretaria do Programa, quando da marcação da data para a qualificação e para a defesa da Tese.

- O aluno do curso de Mestrado deve entregar uma cópia do projeto à secretaria do Programa, quando da marcação da data para a defesa da Dissertação.

- O aluno do curso de Mestrado deve entregar um Relatório de atividades semestral e o aluno do curso de Doutorado um Relatório de atividades anual `a secretaria do Programa.

- A secretaria do Programa deve ser informada pelo aluno bolsista da data de defesa da tese/dissertação no mês de novembro do último ano letivo (2º ano do curso de mestrado e 4º ano do curso de doutorado).


- Revisão das normas para concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

- Distribuição por linhas de pesquisa: cada linha terá o número de bolsas de mestrado proporcional ao número de alunos de mestrado e doutorado orientados por professores permanentes.

- Menor tempo de defesa médio por linha entre os alunos bolsistas.